A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta segunda-feira (10), em Balsas, no Maranhão, a apreensão de aproximadamente 750 quilos de queijo. A carga estava sendo transportada sem a devida nota fiscal em um veículo. Além dos laticínios, as equipes encontraram 116 celulares, 109 eletrônicos diversos, 45 cigarros eletrônicos, três canetas de medicação e uma caixa de som, todos desacompanhados de documentação fiscal.
O caminhão utilizado no transporte não dispunha de sistema de refrigeração, item indispensável para o transporte de laticínios. Os queijos estavam sendo levados sem controle de temperatura e sem as adequadas condições sanitárias exigidas para produtos perecíveis.
Diante do cenário, foram identificados, em uma análise preliminar, indícios dos crimes de descaminho, contrabando e transporte irregular de alimentos.
A equipe de fiscalização apurou ainda que o medicamento transportado era experimental, desenvolvido para o tratamento de obesidade e diabetes tipo 2, não possuindo liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que o torna proibido para comercialização no Brasil.
Também foi constatado o transporte de cigarros eletrônicos e similares (vapes, e-cigs, pods), produtos cuja comercialização é expressamente vedada pela Anvisa.
O queijo apreendido foi encaminhado à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA). As demais mercadorias foram entregues à Polícia Civil de Balsas (MA) para as devidas providências legais.
Fonte: Canal Rural.








