Café Arábica

Novembro quente para o café: Preços se balançam como nunca

Os preços do café arábica oscilaram ligeiramente no início de novembro, indicando que o setor atravessa um período de incerteza. Segundo pesquisadores do Cepea, por um lado, a pressão nos valores vem principalmente do clima favorável às lavouras brasileiras. As chuvas registradas entre o final de outubro e o início de novembro em importantes áreas …

Os preços do café arábica oscilaram ligeiramente no início de novembro, indicando que o setor atravessa um período de incerteza. Segundo pesquisadores do Cepea, por um lado, a pressão nos valores vem principalmente do clima favorável às lavouras brasileiras. As chuvas registradas entre o final de outubro e o início de novembro em importantes áreas produtoras de Arábica favoreceram as lavouras – os comerciantes agora têm boas expectativas para a colheita de 2024. Por outro lado, uma queda nos estoques certificados na Bolsa Nova York e possíveis quedas de produção na Colômbia e o Vietname aumentaram os preços externos do café Arábica e, subsequentemente, os preços internos. Pesquisadores do Cepea afirmam ainda que os problemas logísticos do Brasil, como a escassez de contêineres e o congestionamento de navios, alimentaram o boom internacional em alguns períodos – vale lembrar que o Brasil é o maior exportador mundial da commodity.

Fonte: Cepea

Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News. Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp