Ibovespa

Baixa liquidez e Petrobras tiram o sono dos investidores

O Ibovespa apresentou queda nesta sexta-feira, influenciado por relatos de menor liquidez devido ao pregão reduzido em Nova York e após uma forte alta do índice no mês até então. Os investidores reagiram ao novo plano de investimentos da Petrobras e ao veto presidencial à prorrogação da desoneração da folha de pagamento. Vale e Eletrobras …

O Ibovespa apresentou queda nesta sexta-feira, influenciado por relatos de menor liquidez devido ao pregão reduzido em Nova York e após uma forte alta do índice no mês até então. Os investidores reagiram ao novo plano de investimentos da Petrobras e ao veto presidencial à prorrogação da desoneração da folha de pagamento. Vale e Eletrobras foram os principais pesos negativos, enquanto Banco do Brasil estava na ponta oposta.

Em Wall Street, o mercado acionário voltou a operar após o feriado de Ação de Graças, mas em pregão reduzido, apenas até 15h (Brasília). Os principais índices abriram próximos da estabilidade.

Apesar do recuo no dia, o Ibovespa caminhava para uma alta de cerca de 0,8% na semana, a quinta semana consecutiva de ganhos. No mês, o índice subia mais de 11%, no que seria seu melhor desempenho desde novembro de 2020.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Embora a medida possa ser derrubada pelo Congresso, o veto ocorreu em meio aos esforços de ajustes nas contas públicas liderados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Haddad afirmou que o veto foi necessário porque a medida é inconstitucional e prometeu apresentar uma alternativa ao benefício.

Fonte: Reuters