A cidade de Parnaíba está se preparando para se tornar uma grande potência mundial na fabricação de amônia para a produção de hidrogênio verde. Nesta sexta-feira (15/12), o governador Rafael Fonteles e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, lançarão a pedra fundamental de dois empreendimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí. Com um investimento de mais de R$200 bilhões, a expectativa é que o Piauí possa fornecer energia limpa para a União Europeia.
Os empreendimentos, liderados pela Green Energy Park e pela Solatio, devem gerar cerca de 20 mil empregos na região e produzir mais de 20GW de potência sem a emissão significativa de dióxido de carbono na atmosfera. O início das obras está previsto para o final de 2024, e a primeira etapa deve ser concluída até 2027, com as etapas subsequentes progredindo até 2035.
Na ZPE, será instalado um Hub de Hidrogênio Verde, composto por empresas investidoras com interesse na produção de hidrogênio. Essas empresas vão colaborar para atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia. O Hub visa criar uma rede de relações e esforços internacionais para impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.
O governador Rafael Fonteles, por meio de viagens à América do Norte, Ásia e Europa, conseguiu captar investidores, compreender o processo de distribuição e estabelecer parcerias para operacionalizar a cadeia de amônia e hidrogênio no Piauí. O lançamento desses empreendimentos marca o início da produção energética em escala industrial para atender à demanda do mercado europeu. O Piauí destaca-se globalmente nesse setor devido à sua produtividade em energia eólica e solar, juntamente com a abundância de recursos naturais.
Fonte: Governo do Piauí