A JBS ressaltou a importância de investimentos dos setores público e privado para padronizar e qualificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) brasileiro ou outra base de dados comum para a rastreabilidade da cadeia durante um painel da COP. Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS, enfatizou a necessidade de acelerar o processo de regularização das propriedades rurais para garantir a rastreabilidade individual dos animais.
Ela comparou a rastreabilidade individual ao segundo andar de uma casa, sendo o primeiro andar a regularização fundiária das propriedades. Correia destacou a importância de trazer mais renda para os produtores, incentivando a adoção de técnicas produtivas mais eficientes e sustentáveis, além da adesão à rastreabilidade dos animais.
Raoni Rajão, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, mencionou que 2024 será o ano do CAR, com o objetivo de avançar tecnologicamente e ampliar os incentivos aos produtores para avançar no Cadastro Ambiental Rural. A iniciativa visa promover a regularização fundiária e contribuir para práticas sustentáveis na cadeia produtiva.
Fonte: Canal rural