O Governo do Piauí iniciou as ações do plano de contingência devido à ocorrência de foco de Peste Suína Clássica (PSC) em uma propriedade da zona rural da cidade de Cocal de Telha. O estado de emergência zoossanitária foi confirmado no final de novembro em uma criação de subsistência. As ações estão sendo realizadas pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi).
Antes mesmo da publicação do decreto, todas as medidas do Plano de Contingência para a Erradicação da Doença estavam sendo implementadas. O governo decretou a necessidade da imediata aplicação de medidas específicas para a contenção e eliminação do agente viral, prevenindo sua disseminação para outras áreas do Piauí.
O gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, destaca a importância da notificação e comunicação em caso de suspeita da doença. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está aguardando a autorização para a implementação de um programa de campanha de vacinação contra Peste Suína Clássica no estado, previsto para 2024.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, alerta os criadores sobre a importância da notificação em caso de suspeita e tranquiliza a população, destacando que a Peste Suína Clássica não oferece riscos à saúde humana ou afeta outras espécies animais.
Fonte: CCOM PI