O Sistema Integrado de Defesa Agropecuária (Sidapi) oferece diversos serviços à população, como a emissão de documentos sanitários. A liberação dos serviços pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) só ocorre após a confirmação do pagamento das taxas. Até recentemente, o usuário esperava aproximadamente 24h para receber o documento solicitado.
A Sada e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) possibilitaram a redução da liberação de documentos de um dia para 15 minutos.
“Foi realizado um trabalho de acompanhamento do tempo de baixa dos pagamentos das taxas emitidas pelo Sidapi e, desde a última sexta-feira (17), a verificação dos pagamentos das taxas de arrecadação está mais constante. Isso deu mais praticidade e economia de tempo aos produtores e servidores”, disse o coordenador da gerência de Tecnologia da Informação da Adapi, Ozael David.
O volume de taxas pagas diariamente pelo público para realizar seus serviços é muito grande. Pelo menos 150 Guias de Trânsito Animal (GTA) são emitidas em dias normais. Durante os períodos festivos, esse número cresce exponencialmente. O número de animais que precisam ser levados em uma viagem está aumentando.
“Não poderíamos mais deixar esse trabalho ser realizado de forma manual, sob a responsabilidade do servidor. Uma das recomendações que estamos seguindo do atual governo é informatizar os serviços e facilitar as atividades para o público”, explicou o secretário da Sada, Fábio Abreu.