Melancia

Melancia com demanda elevada Cepea

Na semana de 18 a 22 de dezembro, os preços da melancia apresentaram um aumento. A demanda continuou elevada, com compradores se abastecendo de melancias para as festas de fim de ano. Colaboradores do Hortifruti/Cepea observaram que a oferta permaneceu baixa nas regiões produtoras de São Paulo. Isso se deveu à queima de frutas causada …

Na semana de 18 a 22 de dezembro, os preços da melancia apresentaram um aumento. A demanda continuou elevada, com compradores se abastecendo de melancias para as festas de fim de ano. Colaboradores do Hortifruti/Cepea observaram que a oferta permaneceu baixa nas regiões produtoras de São Paulo. Isso se deveu à queima de frutas causada pelo excesso de calor, à migração de algumas áreas para outras culturas e à presença de pragas nas plantações, refletindo na produtividade. Diante desse cenário, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada em São Paulo a R$ 2,68 por quilo, registrando uma valorização de 14% em comparação com a semana anterior.

Em Teixeira de Freitas (BA), as altas temperaturas levaram à antecipação da colheita em várias roças, resultando em uma oferta menor para o período festivo. No entanto, a qualidade das melancias baianas supera a de outras regiões produtoras, devido ao clima favorável e métodos efetivos de irrigação. Em Teixeira de Freitas, a melancia graúda encerrou a semana cotada a R$ 2,75 por quilo, apresentando um aumento de 7,4% no mesmo comparativo.

Fonte: Cepea/Hortifruti