No início de março, os preços da soja apresentam uma tendência de alta, revertendo o cenário de queda que predominava desde janeiro. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que a demanda robusta, principalmente do mercado internacional, está impulsionando as negociações da oleaginosa, tanto para entregas imediatas quanto para os meses subsequentes.
Indústrias nacionais também estão intensificando suas aquisições de soja para garantir parte de seus estoques, diante da crescente incerteza em relação à produção nacional. A produtividade irregular em diversos estados brasileiros tem gerado preocupações entre os compradores, levando-os a antecipar suas compras.
No cenário de exportações, o Brasil registrou um volume expressivo em fevereiro, com o embarque de 6,6 milhões de toneladas de soja. Esse montante representa o maior volume dos últimos seis meses e estabelece um recorde para o período, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea.
Fonte: Agrolink