Modelos climáticos citados no boletim da Rural Clima, nesta terça-feira (28/03), indicam que o mês de abril terá chuvas regulares no Brasil. Isso favorecerá lavouras de segunda safra, como milho e algodão. Além disso, as análises apontam que os próximos meses terão um tempo relativamente chuvoso no centro-sul do país, o que beneficia o desenvolvimento dessas culturas.
Para as lavouras perenes, como a cana-de-açúcar, as chuvas em período tradicionalmente mais seco ajudam no desenvolvimento, mas podem atrasar o processamento. A nova safra canavieira do centro-sul começa oficialmente em abril.
De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, a previsão para os próximos dias é de que o Sul e o Norte do país tenham mais chuvas, enquanto as precipitações se expandem para o Paraguai e outras partes do Brasil na primeira semana de abril. “Na última semana de abril, o modelo europeu mostra chuvas em praticamente todo o Brasil… para as culturas de segunda safra, milho e algodão… as condições são relativamente boas”, acrescentou Santos.
A segunda safra de milho, que está em desenvolvimento, responde por cerca de 75% do cereal colhido no Brasil, cuja produção está estimada em recorde de 124,67 milhões de toneladas, o que seria um aumento de 10,2% na comparação com a temporada passada.
Santos disse ainda que, “provavelmente, o período seco, ou período sem chuvas, deve ser pequeno este ano” no Brasil.
Apesar dos benefícios para as lavouras, as chuvas frequentes também podem ser prejudiciais para áreas que estão em colheita, como em São Paulo e Minas Gerais, importantes produtores de cana e café.
Fonte: Reuters.