As discussões sobre a produção de hidrogênio verde no Piauí têm se tornado cada vez mais comuns na administração do estado. Durante uma entrevista com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, no terceiro episódio do Piauí Cast, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, destacou os principais motivos pelos quais o Piauí se destaca como o principal território para a produção dessa fonte de energia limpa.
Entre os pontos ressaltados por Victor Hugo, destaca-se a capacidade e o excedente de energia limpa produzida no estado do Piauí.
“O maior custo para a produção do hidrogênio verde é a energia, e o estado do Piauí se destaca pelo excedente de energia limpa. Para ser considerado hidrogênio verde, ele precisa vir de fontes de energia limpa”, enfatizou Victor Hugo.
Outro ponto destacado foi a capacidade hídrica do estado, evidenciando o maior lençol freático do Nordeste.
“O segundo grande elemento para a produção de hidrogênio verde é a água, e nesse caso, o estado do Piauí possui o maior lençol freático e é margeado pelo segundo maior rio do Nordeste. Com isso, fica muito claro por que o Piauí se destaca nesse setor”, concluiu.
O governador também ressaltou os mercados que podem surgir a partir da produção de hidrogênio verde no Piauí, com destaque para fertilizantes verdes, biocombustíveis e o uso dessa energia na mineração sem emissão de carbono.
“A verdadeira industrialização, ou melhor, a “neoindustrialização” do Nordeste, vai acontecer a partir do hidrogênio, e é isso que vai garantir uma verdadeira revolução econômica não só no Piauí, como também em todo o Nordeste”, comentou o governador.