Ciência e Inovação

Integração entre soja e abelhas aumenta produtividade do grão em até 25% e melhora o mel

A integração de abelhas na produção de soja pode aumentar a produtividade da cultura em 12,9%, em média. Além disso, o mel produzido neste processo é mais aromático, suave e não cristaliza mesmo em baixas temperaturas, de acordo com um estudo realizado pelo pesquisador da Embrapa, Décio Gazzoni. As colméias que fazem parte do processo …

Foto: Reprodução / Canal Rural.

A integração de abelhas na produção de soja pode aumentar a produtividade da cultura em 12,9%, em média. Além disso, o mel produzido neste processo é mais aromático, suave e não cristaliza mesmo em baixas temperaturas, de acordo com um estudo realizado pelo pesquisador da Embrapa, Décio Gazzoni.

As colméias que fazem parte do processo ajudam na polinização da soja durante a época de florada, mas também as que estão próximas às lavouras em áreas de preservação. O resultado é a redução de vagens chochas e o aumento das vagens com três e quatro grãos, além do aumento do peso da semente.

O incremento de produtividade na soja foi observado ao longo de vários anos e em diversos locais, com uma média de 13%. No entanto, em alguns locais e anos, o ganho chegou a 20% e até 25%.

Para que a integração seja bem-sucedida, é essencial que o produtor siga as recomendações de manejo integrado de pragas na sua lavoura, evitando aplicações de defensivos durante o período de florescimento, quando as abelhas visitam a soja.

Além disso, o apicultor também precisa seguir as regras de manejo das abelhas, como manter colônias fortes e sadias, fazer visitas constantes às colmeias e trocar a rainha.

Se ambos os lados fizerem sua parte, o apicultor produzirá mais mel e o agricultor produzirá mais soja, resultando em uma renda líquida média de 13% para o produtor, sem a necessidade de mudar o seu sistema de produção. Além disso, o Brasil e o mercado externo também se beneficiarão, já que a imagem de sustentabilidade será levada aos compradores.


Fonte: Canal Rural.