Políticas Socioambientais

Codevasf realiza ações de recuperação em áreas degradadas do semiárido piauiense

As intervenções realizadas pela Codevasf incluem a implantação de bacias de contenção de enxurradas (barraginhas) e a construção de terraços

Açude. Foto: Codevasf/Reprodução.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) finalizou projetos de recuperação hidroambiental em áreas pertencentes à bacia hidrográfica do rio Canindé, no semiárido piauiense. Os projetos foram executados pela Superintendência Regional da Codevasf no Piauí nas microbacias da barragem Salgadinha e do açude Alto Bonito em Simões e do açude Tamboril em Marcolândia. A ação beneficiará diretamente mais de 70 famílias, além da população urbana dos municípios atendidos.

De acordo com Ocelo Rocha, superintendente regional da Codevasf no Piauí, em exercício, “Por meio dessas ações, a Companhia visa reduzir os impactos provocados pelas enxurradas ou degradação natural causada pelo uso do solo em regiões que já são propícias a esses desgastes”.

As intervenções realizadas pela Codevasf incluem a implantação de bacias de contenção de enxurradas (barraginhas) e a construção de terraços. As barraginhas ajudam a dissipar e reduzir a velocidade da água, principalmente de chuvas que descem das regiões altas, carreando materiais e retirando as camadas orgânicas e produtivas dessas áreas ou mesmo acumulando material nos leitos. Já os terraços são faixas niveladas em declives de morros ou encostas, evitando que as águas desçam com grande velocidade e ocasionem desgastes no relevo e no transporte de materiais (solo, pedras, vegetação e entulhos) para as áreas mais baixas.

No total, foram construídos aproximadamente 3 mil metros de terraços em nível e 251 barraginhas, com dimensões variando de 6 a 12 metros de diâmetro e profundidade entre 1,5 a 2 metros. As estruturas foram implantadas em áreas com processos erosivos em fase inicial e cuja declividade possui indicação técnica para a implantação desse tipo de intervenção.

As ações de recuperação hidroambiental promovidas pela Codevasf têm benefícios comprovados para os produtores rurais nas áreas atendidas. Os terraços em nível e as barraginhas captam as enxurradas, diminuem a erosão e elevam a infiltração de água, evitando enchentes na estação chuvosa e armazenando água nos solos e rochas para disponibilizá-la nos mananciais na estação seca.

O produtor Celso Ediglê é um dos beneficiários dessa ação e avalia positivamente o resultado já alcançado com essa intervenção, destacando: “Durante os anos que já trabalhei na roça, esse foi o melhor benefício que já tivemos na região”. Na propriedade do agricultor, foram construídas nove barraginhas e 400 metros de terraços.


Fonte: Codevasf.