No âmbito do Programa “Vida Livre”, a equipe de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou, nesta semana, a soltura de 40 animais reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em área de ocorrência na microrregião de Valença.
Neste ano, a Semarh já fez a soltura de mais de 100 animais, que passaram pelo Cetas e puderam reiniciar a vida na natureza, em liberdade, alcançando importante marco na gestão estadual da fauna.
Veterinários e a auditora fiscal da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), Danielle Melo, planejaram a soltura dos animais. Um veado catingueiro, tatus, jabutis e diversas aves foram liberados na natureza.
A ação busca disciplinar a soltura de animais silvestres de forma planejada, em áreas cadastradas. Os animais passaram pelo processo de avaliação, marcação, exames médico-veterinários, testes de aptidão comportamental, sendo suas condições clínicas e biológicas laudadas, possibilitando a reintrodução ao meio natural.
A atividade, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, visa executar a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e Animais Domésticos no Piauí, compromisso de gestão do Governo do Piauí.