SEMARH

Secretaria do Meio Ambiente participa de reunião na sede da BNDES

O diretor de Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI), Daniel Marçal, participou, nesta quinta-feira (11/07), de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na ocasião, tratou-se das modalidades de financiamento climático junto aos bancos de desenvolvimento e da seleção de projetos para …

O diretor de Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI), Daniel Marçal, participou, nesta quinta-feira (11/07), de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na ocasião, tratou-se das modalidades de financiamento climático junto aos bancos de desenvolvimento e da seleção de projetos para acesso ao Fundo Clima. “Vale lembrar que o estado do Piauí teve, recentemente, uma proposta aprovada dentro do projeto do Governo Federal denominado ‘Sertão Vivo – Semeando resiliência climática no semiárido brasileiro’, mediante operação de crédito junto ao BNDES no valor de 150 milhões de reais”, ressaltou Daniel Marçal.

Estiveram presentes na reunião o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, os governadores da Paraíba, Sergipe e Minas Gerais, secretários de Estado e demais autoridades representantes dos estados que compõem o Consórcio Brasil Verde.

Projeto Sertão Vivo

O “Sertão Vivo” pretende reduzir o impacto das mudanças climáticas e aumentar a resiliência da população afetada no semiárido. O projeto vai apoiar agricultores familiares, incluindo comunidades tradicionais e povos indígenas, com a finalidade de reverter o declínio de produtividade causado pelo ciclo descendente do ecossistema, adotando tecnologias para captação, armazenamento e reuso de água, além de estratégias de diversificação para fortalecer sua resiliência.