O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou hoje (17/04) uma nova linha de financiamento rural em dólar, com taxa fixa, voltada para produtores rurais com receitas ou contratos na moeda americana. O montante inicial disponível é de R$ 2 bilhões, e a taxa de juros será de 7,59% ao ano, além da variação cambial.
O crédito será destinado à compra de máquinas e equipamentos agrícolas nacionais para ampliar a mecanização e atualizar a tecnologia das frotas de tratores e colheitadeiras agrícolas, visando uma maior produtividade no campo. Para solicitar o financiamento, o produtor deve ter receitas ou contratos em dólar ou vinculados à variação cambial, além de possuir um limite de crédito nos bancos parceiros. Na terça-feira (18), os bancos parceiros receberão a circular informativa sobre a nova linha.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a nova linha de financiamento será usada para adquirir silos, tratores, máquinas e inovação no campo, visando à agricultura de precisão e maior eficiência. Ele também ressaltou que o aumento das exportações do setor agropecuário fornece segurança para os produtores solicitarem esse tipo de financiamento.
Os produtores rurais poderão solicitar essa nova opção de financiamento a partir de maio, por meio dos agentes financeiros credenciados ao BNDES.
Outras linhas de crédito
O ministro Carlos Fávaro explicou que as linhas de crédito com equalização de juros pelo Tesouro continuarão disponíveis para produtores que não tenham receita vinculada às vendas internacionais.
Fávaro destacou que as linhas em reais serão criadas para produtores de leite, feijão, arroz, entre outros, enquanto a nova linha em dólares atende especificamente os produtores com receita internacional.
O ministro declarou que a operação em dólares não tem custo para o Tesouro e é uma nova forma inteligente de financiar o setor agrícola, além de tornar os produtores mais competitivos. Fávaro participou do anúncio por videoconferência de Londres, onde está em agenda oficial.
Fonte: Mapa.