Receitas

Dia mundial do pão: 2 receitas deliciosas para você fazer em casa

Veja como fazer pão australiano e pão de azeitona No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000 pela União Internacional dos Padeiros e Confeiteiros (UIB) para celebrar um dos alimentos mais antigos na dieta humana. Presente na história da civilização há mais de 6 mil anos, o pão …

Veja como fazer pão australiano e pão de azeitona

Dia do Pão é comemorado em 16 de outubro — Foto: Marco Aurelio/Pixabay

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000 pela União Internacional dos Padeiros e Confeiteiros (UIB) para celebrar um dos alimentos mais antigos na dieta humana. Presente na história da civilização há mais de 6 mil anos, o pão passou por diferentes culturas, evoluiu ao longo dos séculos e se tornou um alimento básico e indispensável no mundo todo. Aprenda como fazer algumas receitas, com passo a passo do Panelinha.

Pão australiano

Pão australiano — Foto: Panelinha
Pão australiano — Foto: Panelinha

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de centeio
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • ¼ de xícara (chá) de melado de cana
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • fubá para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal.
  2. Na jarra medidora dissolva o fermento na água morna. Atenção: a água deve estar apenas morna para não matar o fermento, caso esteja muito calor na sua cidade pode usar água em temperatura ambiente mesmo.
  3. Junte a água com fermento aos ingredientes secos de uma só vez e misture bem com uma colher de pau. Adicione o melado de cana e misture bem com as mãos até incorporar toda a farinha – a massa é um pouco pesada e seca, não se preocupe é assim mesmo. Por último acrescente a manteiga em três etapas, amassando bem com as mãos.
  4. Sove a massa na tigela por cerca de 15 minutos – faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica. Para verificar o ponto, aperte a superfície da massa com o dedo indicador: se ela voltar, está no ponto, caso contrário sove mais um pouco. Se preferir, sove a massa na bancada, mas atenção: não polvilhe a bancada com farinha (isso pode deixar o pão ressecado).
  5. Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Cubra com um pano de prato úmido (ou filme) para não ressecar enquanto fermenta. Deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho.
  6. Passado o tempo de fermentação é hora de modelar os pães. Transfira a massa para a bancada e corte ao meio com uma espátula de padeiro (ou faca). Aplaine cada pedaço delicadamente, sem perder o formato oval. Dobre as laterais maiores em direção do centro e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos. Role os pães delicadamente na bancada para deixar o formato oval, típico do pão australiano.
  7. Polvilhe uma assadeira grande com fubá e disponha os pães um ao lado do outro, deixando espaço entre cada um — eles ainda vão crescer. Cubra novamente com o pano úmido (ou filme) e deixe descansar por mais 1 hora.
  8. Faltando 20 minutos do tempo da segunda fermentação, preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  9. Com uma peneira, polvilhe fubá na superfície dos pães. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até ficarem dourados. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar. Sirva a seguir.

Pão de azeitona

Pão de azeitonas — Foto: Panelinha
Pão de azeitonas — Foto: Panelinha

Ingredientes

  • 4¼ de xícaras (chá) de farinha de trigo (600 g)
  • ⅔ de xícara (chá) de azeitona preta (120 g)
  • 1¾ de xícara (chá) de água filtrada (420 ml)
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (cerca de 5 g)
  • 2 colheres (chá) de sal 10 g
  • farinha de trigo a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela, passe a farinha de trigo pela peneira – isso serve para oxigenar a farinha e estimular a formação da rede de glúten.
  2. Numa outra tigela grande, coloque 1 ⅔ de xícara (chá) da água (400 ml), acrescente a farinha de uma só vez e misture bem com uma espátula de bambu (ou pão-duro), até não ter grãos soltos. Cubra e deixe descansar por 20 minutos, para uma autólise – com isso a farinha absorve melhor a água, favorecendo a sova e a formação do glúten.
  3. Passado o descanso, numa tigela pequena, misture o fermento com a água restante (4 colheres (chá) ou 20 ml). Acrescente o fermento diluído à tigela com a farinha e misture bem com a espátula, dobrando a massa sobre ela mesma para incorporar – a massa é um pouco pegajosa, mas se preferir, faça esse processo com as mãos.
  4. Misture o sal e sove a massa, ainda com a espátula, por 5 minutos: puxe a massa, de baixo para cima, dobrando sobre ela mesma em direção ao centro e vá girando a tigela. É uma massa bem hidratada e completaremos o desenvolvimento do glúten fazendo dobras, não precisa sovar demais.
  5. Com a espátula, ajeite a massa numa bola e cubra a tigela com filme (ou um pano de prato). Deixe descansar num local sem sol, sem vento por 40 minutos, mas atenção: faremos duas sessões de dobras a cada 20 minutos.
  6. Passados os primeiros 20 minutos de descanso, faça a primeira dobra: com a espátula (ou a mão levemente umedecida) levante um lado da massa, trazendo de baixo para cima e dobrando sobre ela mesma. Vá girando a tigela e dobrando a massa sobre ela mesma, até completar uma volta. Cubra novamente, espere mais 20 minutos e repita as dobras.
  7. Após a segunda sessão de dobras, cubra a massa e deixe descansar por mais 1 hora. Ela deve duplicar praticamente de tamanho, em relação ao volume original. Enquanto isso, descarte os caroços e corte as azeitonas em pedaços grandes. Se estiverem muito úmidas, seque os pedaços com papel toalha – assim você evita umedecer a massa do pão.
  8. Depois de 1 hora, vire a massa na bancada levemente enfarinhada. Delicadamente, com as mãos, aplaine e abra a massa. Distribua bem os pedaços de azeitona sobre a massa aplainada – assim o pão fica com recheio em todas as fatias.
  9. Com as mãos, puxe as bordas da massa em direção ao centro, cobrindo as azeitonas e, com a ponta dos dedos, aperte bem a emenda para selar. Vire a emenda para baixo e boleie a massa, para modelar um pão redondo e deixar a superfície bem esticada — com as mãos, gire e puxe a lateral da massa para baixo ao mesmo tempo, usando a bancada como anteparo.
  10. Transfira o pão para um banneton enfarinhado, deixando a emenda para cima (se preferir, utilize um uma tigela forrada com um pano de prato enfarinhado). Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 45 minutos.
  11. Passados os primeiros 15 minutos do descanso, coloque uma panela grande, que possa ir ao forno, com a tampa no forno frio e preaqueça a 220 °C (temperatura alta) – assim o forno estará aquecido terminado o descanso do pão. Enquanto isso, corte um pedaço de papel antiaderente próprio para assar, num tamanho um pouco maior que a circunferência do pão.
  12. Com cuidado e usando luvas térmicas, retire a panela do forno. Para transferir a massa do pão para a panela, cubra o baneton com o papel e vire de uma só vez na bancada. Com uma lâmina (ou faca bem afiada) levemente em ângulo, faça um corte em X na superfície do pão.
  13. Segure o papel pelas laterais e, com cuidado, transfira para dentro da panela quente. Tampe e leve ao forno para assar por 45 minutos – na metade do tempo, abra o forno e retire a tampa da panela, o pão vai ter crescido bastante e aberto a pestana. Feche o forno e deixe o pão terminar de assar até ficar bem dourado.
  14. Retire a panela do forno e, com cuidado e usando luvas térmicas, transfira o pão para uma grade. Espere o pão esfriar completamente antes de cortar.