Acontece, entre de 1 a 5 de maio, a Agrishow 2023, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. No evento, equipamentos inovadores roubaram a cena e demonstraram o futuro promissor da agricultura.
Empresas nacionais e internacionais apresentaram suas mais recentes criações, com destaque para soluções sustentáveis, automação e inteligência artificial.
A seguir, o Portal Agrozil traz um breve panorama de todas as novidades e lançamentos da indústria de máquinas que poderão ser contempladas na Agrishow em 2023:
Plantio de árvores em larga escala
Foi apresentado, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), um equipamento inédito no Brasil que promete aumentar a eficiência no plantio de árvores.
O modelo, chamado de D61 Planter, é voltado para o plantio de eucalipto e pinos em larga escala, que são espécies frequentemente utilizadas para o reflorestamento.
O equipamento é automatizado e tem capacidade de aplicar 900 mudas por hora no solo, podendo acomodar até seis mil plantas.
Segundo o fabricante, a Komatsu, o D61 Planter pode facilitar a atuação em áreas de lavoura-pecuária-floresta.
O plantio de eucalipto e pinus é uma prática comum em projetos de reflorestamento no Brasil, e o equipamento da Komatsu foi desenvolvido especificamente para lidar com essas espécies.
O equipamento automatizado é chamado de “plantadeira de florestas” no mercado e promete facilitar a atuação em áreas de reflorestamento, trazendo benefícios para o meio ambiente e para o setor florestal.
Colheitadeiras
A empresa Colombo apresentou uma versão completamente atualizada de uma colheitadeira de feijão e amendoim, podendo ser utilizada também para soja e milho.
A Menta traz como novidade uma colhedora de cana para produção de cachaça, enquanto a John Deere surge com sua máquina colheitadeira de grande porte, com plataforma articulável.
Pulverização
A Kuhn, inova com a pulverização inteligente, que usa câmeras acopladas ao pulverizador a fim de identificar plantas parasitas e eliminar cada uma delas imediatamente através de um sistema de aplicação de defensivos.
Já a Stara, trouxe uma plantadeira que possui um novo dosador de sementes e sistema de pulverização incluso.
A Jacto traz consigo uma linha de pulverizadores para culturas pequenas, como frutas: a ideia é uma pulverização constante e trabalho e diferentes velocidades.
Também houve a estreia da Tatu Marchesan no mercado de pulverizadores.
Conectividade e eficiência no campo
A Casale aparece com seu sistema auto recarregável de misturador de ração, e a Massey Ferguson com seu trator de transmissão automática com 28 velocidades – frente e ré – elas também não deixaram nada a desejar.
A Jan veio com uma carreta graneleira com capacidade para até 40 toneladas.
A Nogueira promete mais precisão no corte de forragem e mistura homogênea de concentrados e farelos e a CaseIH aposta na conectividade atrelada à agricultura, com suas soluções de monitoramento de clima e operações de preparo e plantio do solo.
A Baldan se destaca através de suas linhas de carretas graneleiras com altas capacidades, que prometem mais eficiência na descarga e maior estabilidade em terrenos acidentados.
A Valtra preza por uma agricultura de precisão, com auxílio de um piloto automático que pode ser implantado nas máquinas novas e antigas.
Por fim, a New Holland investiu em um trator com motor de alto torque mesmo em baixa rotação, economia de combustível e baixo custo de manutenção.