Apresentações técnicas

Embrapa realiza seminário virtual sobre os rumos da cadeia do leite no Brasil

Na próxima terça-feira, (29/04), das 9h às 11h, a Embrapa promove o seminário on-line “Leite e Derivados: realidade e perspectivas futuras”, com transmissão gratuita pelo YouTube. A iniciativa da Rede de Socioeconomia da Agricultura busca analisar os principais desafios da produção leiteira e debater estratégias para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor no …

Na próxima terça-feira, (29/04), das 9h às 11h, a Embrapa promove o seminário on-line “Leite e Derivados: realidade e perspectivas futuras”, com transmissão gratuita pelo YouTube.

Reprodução / Freepik

A iniciativa da Rede de Socioeconomia da Agricultura busca analisar os principais desafios da produção leiteira e debater estratégias para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor no país.

A programação inclui três apresentações técnicas seguidas de debate com o público. Serão abordados os desafios da produção do ponto de vista dos produtores, as tendências da cadeia produtiva e a dinâmica do consumo de leite e derivados.

A mediação será feita pelo pesquisador Samuel Oliveira, da Embrapa Gado de Leite, que destaca o momento de transformação da cadeia leiteira, marcada pelo avanço tecnológico e pelas novas exigências de mercado.

O evento traz dados que mostram uma evolução na produtividade do setor. Em 2023, o Brasil produziu cerca de 97 milhões de litros de leite por dia, com menos vacas ordenhadas, refletindo o aumento da produção por animal.

Apesar dos ganhos, o setor ainda enfrenta altos custos, crescimento lento do consumo e pressão de produtos importados. Para a Embrapa, as soluções passam pela gestão eficiente, uso de tecnologia e estratégias de agregação de valor.Organizadora do seminário, a Rede de Socioeconomia da Agricultura da Embrapa reúne especialistas de diferentes áreas para apoiar políticas públicas e fomentar cadeias produtivas sustentáveis.

Com mais de 270 profissionais envolvidos, a rede atua para integrar inteligência estratégica e pesquisa, promovendo a inclusão de pequenos produtores e o fortalecimento socioeconômico da agropecuária nacional.