Grande Encontro

Helder Eugênio se reúne com Toni Rodrigues na sede do Portal 180graus

Helder Eugênio, recebeu o jornalista, radialista e escritor Toni Rodrigues na sede do portal. Também esteve presente na reunião o advogado e jornalista Pedro Rodrigues, filho de Toni, que atua na área da comunicação.

Na manhã desta sexta-feira (16/05), o diretor-geral do Portal 180graus, Helder Eugênio, recebeu o jornalista, radialista e escritor Toni Rodrigues na sede do portal. Também esteve presente na reunião o advogado e jornalista Pedro Rodrigues, filho de Toni, que atua na área da comunicação.

Foto: 180graus.

Trajetória de Toni Rodrigues

Nascido em 8 de junho de 1967, em Piripiri (PI), e criado em Altos, Toni Rodrigues é filho biológico de Francisco de Assis Rodrigues e Maria das Graças Rodrigues. Foi adotado por Anaíde Maria da Silva e Amália Sousa.

Começou sua atuação no jornalismo aos 16 anos, cobrindo as manifestações das “Diretas Já” em 1984 para o Jornal do Piauí. Atuou em veículos como as rádios Heróis do Jenipapo AM e Verdes Campos FM, em Campo Maior, além dos jornais O Dia, O Estado, Folha do Nordeste, Portal 180graus, Diário do Povo e Revista Contexto. Ocupou cargos como editor de política e chefe de reportagem do Correio do Piauí e editor do caderno Municipal no jornal Meio Norte. Também integrou equipes da TV Rádio Clube, TV Globo e Rádio Pioneira.

Produção literária

Toni Rodrigues publicou cerca de 30 livros com temas históricos, sociais e culturais. Entre as obras estão:

  • Artifício Corrompido (1987) – poesias
  • Rromance (1987) – poesias
  • Altos – Passado e Presente (1992) – pesquisa histórica
  • Gerações em Conflito (1996) – romance metafísico
  • Conexão Delta do Parnaíba (1998) – ficção policial
  • Matadores de Prefeitos (2000) – reportagens investigativas
  • Aquidabã – Uma História da Praça Pedro II (2000) – historiografia
  • Sobre Mercenários e Libertadores – análise da Batalha do Jenipapo
  • Coração Selvagem (2023) – narrativa sobre deficiência, cultura e violência

Atuação política

Foi suplente de vereador pelo PTB em Altos. Em 2010, surgiu a possibilidade de assumir o mandato com a prisão preventiva do vereador titular do partido, Antônio Paiva, investigado por desvio de recursos públicos. Em seguida, exerceu dois mandatos consecutivos na Câmara Municipal. Durante esse período, propôs a Lei do Tombamento, sancionada pela prefeitura e apresentada pelo vereador Jairfran, após a destruição de prédios antigos da cidade.

Vida atual

Toni Rodrigues integra o Sindicato dos Jornalistas, dos Radialistas e dos Escritores do Piauí. É fundador da UBE-PI e citado no Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos, de Adrião Neto. Atualmente, apresenta o canal “Toni Rodrigues Além da Notícia” nas redes sociais, é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, casado com a professora Pedrina e pai de Pedro Rodrigues.