
Uma combinação entre uma frente fria e a atuação de um ciclone extratropical deverá intensificar as condições meteorológicas no Brasil nos próximos dias. Há previsão de temporais, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h em diversas regiões, conforme análise de Arthur Müller, especialista em meteorologia.
A partir desta quinta-feira (6), estados como Goiás e Minas Gerais já podem registrar ventos fortes. Ao mesmo tempo, a chuva avança pelo Piauí e parte da Bahia, impulsionada pela umidade concentrada sobre o centro do país. A situação tende a se agravar a partir de sexta-feira (7), quando a região Sul entrará em estado de alerta.
“A partir de amanhã, os produtores rurais devem redobrar a atenção. Há um risco iminente de ocorrência de granizo e ventos fortes, com velocidades acima de 100 km/h, especialmente nas áreas entre o Sul e o sul de Mato Grosso do Sul”, alertou o especialista.
Sábado deve ser o dia mais crítico
No sábado (8), o alerta se estende para os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e a região Sul de Minas Gerais. Nestas localidades, os temporais severos podem vir acompanhados de fenômenos extremos como tornados e microexplosões.
“É fundamental que os produtores evitem atividades a céu aberto no sábado. As condições climáticas representam um perigo não apenas devido ao ciclone, mas também pelo potencial de desenvolvimento de tempestades de grande intensidade”, frisou o especialista.
Chuva sobe para o Norte de Minas e Matopiba no domingo
No domingo, a frente fria manterá seu avanço pelo interior do país, levando chuva para o norte de Minas Gerais e impactando novamente a região do Matopiba (englobando Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Apesar da progressão da instabilidade, o alerta meteorológico permanece para rajadas de vento e queda de granizo, que ainda podem afetar áreas do Centro-Oeste e Sudeste ao longo do fim de semana.
Fonte: Canal Rural.








