Exportação de farelo de soja atinge recorde na parcial do ano

Brasil bate recorde na exportação de farelo de soja em 2024, impulsionado pela alta demanda global. O grão também segue forte, com China como principal comprador, mas semeadura de soja apresenta atraso.

Foto: Aprosoja MT
Foto: Aprosoja MT

De janeiro a outubro, o Brasil exportou 19,6 milhões de toneladas de farelo de soja, um recorde para o período. Essa marca impressionante foi revelada por dados da Secex, após análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com o Cepea, a demanda global pelo derivado da soja está em alta, impulsionada por novos mercados e destinos menos convencionais, como Espanha, Dinamarca, Bangladesh e Portugal. No mercado interno brasileiro, o consumo também demonstra maior dinamismo nas aquisições.

Em relação à soja em grão, o Brasil registrou o embarque de 100,6 milhões de toneladas na parcial deste ano. Este volume representa um crescimento de 6,7% em comparação ao mesmo período de 2024. A China continua sendo o principal destino, absorvendo 78,8 milhões de toneladas desse total, de acordo com os números da Secex analisados pelo Cepea.

No cenário agrícola nacional, chuvas abrangentes têm favorecido as atividades em diversas regiões do país. Conforme informações da Conab, até 1º de novembro, a semeadura de soja alcançou 47,1% da área projetada. Este índice se encontra abaixo dos 53,3% registrados no mesmo período de 2024 e da média histórica de 54,7% dos últimos cinco anos.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Fonte: Canal Rural.