FGV: preço de bovinos, minério e soja impulsiona inflação no atacado

Bovinos, minério e soja impulsionam inflação no atacado, com IGP-10 acelerando em novembro. Alívios no leite e arroz compensam parcialmente a alta.

dinheiro moeda recurso, inflação, PIB, juros - g20 - faesp - fmi, agro
Foto: Pixabay

Os recentes aumentos nos preços de commodities agrícolas e minerais foram os principais vetores de pressão inflacionária no atacado, conforme aponta o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de novembro, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Destaque para a valorização de bovinos (2,94%), minério de ferro (0,83%) e da soja em grão (1,23%).

A lista de produtos com pressão de alta inclui também o café em grão (2,51%) e a carne bovina (2,14%). Em contrapartida, o mercado registrou alívios significativos nos preços do leite in natura (-8,14%), gasolina automotiva (-3,29%), arroz em casca (-7,68%), cana-de-açúcar (-1,08%) e trigo em grão (-8,67%).

O IGP-10 apresentou uma aceleração, saindo de um avanço de 0,08% em outubro para 0,18% em novembro. No acumulado de 12 meses, o índice registrou uma alta de 0,34%.

“O resultado do IGP-10 foi influenciado principalmente pela aceleração mais intensa nos preços de produtos da indústria de transformação no IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), especialmente aqueles ligados a alimentos, a exemplo de carne bovina, farelo de soja e óleo de soja bruto”, explica Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10) reverteu o movimento de queda de outubro (-0,04%) e registrou uma alta de 0,15% em novembro.

Analisando os diferentes estágios de processamento, o grupo de Bens Finais passou de uma alta de 0,45% em outubro para 0,10% em novembro. O grupo de Bens Intermediários saiu de uma queda de 0,25% em outubro para uma alta de 0,32% no mês seguinte. Já o grupo das Matérias-Primas Brutas, que havia recuado 0,23% em outubro, apresentou um aumento de 0,08% em novembro.

Fonte: Canal Rural.