Recursos Minerais

Empresas de rochas brasileiras acumulam US$ 25,6 milhões em negócios em feira nos EUA

O setor de rochas brasileiro destaca-se pela capacidade de produção tecnológica, adotando processos modernos e ambientalmente sustentáveis

A participação do Brasil na Coverings 2023, a maior e mais tradicional feira de revestimentos da América do Norte, gerou resultados expressivos para o mercado nacional. Realizado em Orlando, na Flórida, o evento ocorreu de 18 a 21 de abril, resultando em mais de 25,6 milhões de dólares em negócios imediatos.

O Pavilhão Brasileiro, ocupando uma área total de 1.653 metros quadrados, foi o ponto de encontro de 71 empresas brasileiras do setor de rochas ornamentais naturais, abrangendo desde pequenos até grandes empreendimentos. Essa iniciativa foi realizada pelo programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que apoia as exportações de rochas ornamentais e é mantido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Após o encerramento da feira, o Centrorochas realizou uma pesquisa que revelou que quase 20% das empresas brasileiras presentes no Pavilhão alcançaram resultados acima do esperado.

Os Estados Unidos são os principais importadores mundiais de rochas ornamentais, e o Brasil é o parceiro comercial primário nesse setor. Além dos 25,6 milhões de dólares em negócios diretos durante o evento, os empresários têm a expectativa de realizar transações comerciais no valor de quase 127 milhões de dólares nos próximos 12 meses, conforme destacou Tales Machado, presidente do Centrorochas.

Apesar da forte relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos, o pavilhão brasileiro atraiu visitantes qualificados de diversas nacionalidades.

Durante o evento, as empresas brasileiras realizaram mais de 5 mil contatos. Além dos norte-americanos, canadenses, mexicanos, turcos e costa-riquenhos foram os principais contatos estabelecidos.

Rogério Ribeiro, gerente do programa It’s Natural, atribuiu a alta demanda pelos produtos brasileiros à diversidade de mais de 1.200 variedades de rochas naturais disponíveis no país. O Brasil é o quarto maior produtor e quinto maior exportador mundial nesse setor.

Além da variedade única, o país possui um extenso parque fabril que fornece blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, design, arquitetura e muito mais.

O setor de rochas brasileiro destaca-se pela capacidade de produção tecnológica, adotando processos modernos e ambientalmente sustentáveis. Em comparação com outras opções de revestimentos usados em projetos de arquitetura, as rochas ornamentais apresentam a menor taxa de emissão de CO2 na produção, além de reaproveitar mais de 95% da água utilizada no processo produtivo. Os resíduos da produção também são reaproveitados ou destinados a depósitos licenciados.

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

O Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais.

A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: ApexBrasil.