Mercado Interno

Diferente de outras proteínas, presença da carne suína nos lares brasileiros dobra nos últimos dois anos

Esses dados comprovam o crescente interesse dos consumidores brasileiros pela carne suína in natura, impulsionando sua presença nos lares e fortalecendo sua posição

Frigorífico de suíno.

A carne suína in natura tem ganhado destaque nas mesas dos consumidores brasileiros, não apenas devido ao preço competitivo, mas também por ser a proteína preferida. É o que aponta um estudo realizado pela Kantar, líder mundial em dados e insights, que analisou informações do primeiro trimestre de 2021 até o mesmo período de 2023.

O consumo de carne bovina caiu cerca de 4% e o frango registrou um crescimento de menos de 1%, a carne suína in natura teve um aumento de quase 5% considerando diversas ocasiões de consumo, como almoços de fim de semana, celebrações, lanches rápidos e jantares.

De acordo com a pesquisa, cada ocasião de consumo apresenta motivações e preferências diferentes.

Nesse contexto, a carne suína in natura foi a única opção que aumentou sua participação, evidenciando a mudança no status desse tipo de carne no mercado interno e o espaço que já conquistou nas mesas dos brasileiros.

Essa ascensão é resultado de iniciativas como a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), uma campanha promovida há 11 anos pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), em parceria com o varejo.

Em comparação aos dados de 2021 apresentados na pesquisa, o aumento da presença da carne suína é ainda mais positivo. Houve um crescimento de 97,83% na escolha pelos consumidores, confirmando o crescimento contínuo desse segmento, especialmente na versão in natura, que tem conquistado preferência em detrimento do consumo de salsichas e linguiças.

Fonte: ABCS/Iuri Machado

A presença da carne suína vem ganhando mais adeptos e consolidando sua posição nos supermercados. Esse crescimento é potencializado durante a realização da SNCS de 2023, que ocorre de 1 a 17 de junho nas principais redes de varejo do país. São 23 bandeiras distribuídas de norte a sul do Brasil, responsáveis por mais de 20% do faturamento total do varejo alimentício. A expectativa é que a campanha alcance cerca de 130 milhões de consumidores tanto nos canais online (redes sociais, e-mail, e-commerce) quanto nos canais offline (lojas e impressos).

Os índices de consumo também confirmam o crescimento da carne suína no varejo. Para David Buarque, gerente comercial de aves e suínos nacional do Carrefour, maior grupo varejista do país, a perspectiva para essa categoria é positiva. Ele destaca que os clientes estão engajados na compra de carne suína, mesmo com opções como filé de frango e contrafilé bovino sendo cerca de 30% mais baratos do que no mesmo período do ano anterior. Ele ressalta ainda que a SNCS tem contribuído para consolidar o consumo da carne suína, uma vez que todas as ações de incentivo realizadas durante a Semana reforçam essa opção de proteína e aumentam as vendas nesse período.

A ABCS, responsável pelo trabalho de fortalecimento do consumo da carne suína, comemora essa conquista em conjunto com a cadeia de valor da suinocultura, incluindo produtores, frigoríficos e varejistas. Marcelo Lopes, presidente da ABCS, destaca a importância das estratégias desenvolvidas para tornar a carne suína um elemento constante na alimentação diária dos brasileiros.

Através da experiência, transformação nas ocasiões de consumo, engajamento de todos os elos da cadeia e diálogo com os consumidores, a carne suína tem ocupado um espaço cada vez mais significativo nas mentes dos consumidores, garantindo a sustentabilidade da suinocultura.


Fonte: ACBS.