A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta quinta-feira (22/06), acordo de cooperação técnica para promover a transição energética, ou seja, a substituição gradual de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis.
Uma comissão mista foi estabelecida para dirigir esses esforços. Planejada para se reunir bimestralmente, a comissão tem como objetivo debater e orientar projetos de pesquisa, desenvolvimento científico e reindustrialização.
Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, esclareceu o plano de expandir a margem de investimentos na Petrobras. Para isso, está em discussão com o Ministério da Fazenda e a Casa Civil a possibilidade de revisar algumas regras monetárias, possibilitando o incremento do financiamento. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reconhece que o desafio é imenso e que colaboração com o BNDES é crucial nesse processo.
A comissão contará com quatro grupos de trabalho temáticos:
- Grupo de Planejamento e Estudos fomentará pesquisas científicas e estudos estratégicos;
- Subcomissão de Desenvolvimento Produtivo e Inovação, que será responsável por fortalecer a cadeia de fornecedores no setor de óleo e gás;
- Grupo de Transição Energética e Descarbonização, que concentrará seus esforços nas atividades relacionadas a biorefino, biofertilizantes, biodiesel e biogás;
- Subcomissão de Governança administrará ações de governança, integridade e transparência.
Fonte: Agência Brasil.