Em um avanço notável, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) teve participação ativa em uma missão de cooperação internacional em Angola. Este engajamento aconteceu no mês de junho, e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) foi a instância convidante, tendo em vista a experiência da Codevasf no desenvolvimento regional através da agricultura irrigada e de sequeiro.
Como representantes da Codevasf, Luís Napoleão Casado, diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, e Andréa Rachel Sousa, secretária-executiva, integraram a comitiva. Além deles, estiveram presentes membros do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Durante a missão, foram organizados encontros técnicos com o Ministério da Agricultura e Florestas de Angola. O foco dessas reuniões era a criação de um plano de 24 meses para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Vale do Cunene, uma região angolana severamente afetada pela seca. No entanto, esse quadro está prestes a mudar com a recente construção do Canal do Cafu, projeto que visa a disponibilização de água para consumo humano, animal e produção agrícola.
A missão também serviu como uma oportunidade para a Codevasf compartilhar suas estratégias bem-sucedidas na agricultura irrigada e contribuir para a concepção de um modelo de gestão para o canal. O empenho e a contribuição da Codevasf foram amplamente reconhecidos pelos representantes do governo angolano, inclusive pelo ministro de Agricultura e Florestas.