A previsão indica chuvas acima da média em praticamente toda a região Nordeste. Assim como na Região Norte, estas chuvas poderão ser consequência ainda dos impactos da La Niña, além do padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximo à costa. Já no centro-sul da Bahia, a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média.
Quanto a temperatura do ar, deve ser próxima da média histórica em quase toda região, exceto no centro-leste no Maranhão, onde as temperaturas devem ser ligeiramente abaixo da climatologia nos próximos meses.
Os grandes acumulados de chuva observados nos últimos meses, principalmente em áreas do MATOPIBA e sul da Bahia foram importantes para a elevação dos níveis de água no solo e para o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
No entanto, a previsão de chuvas dentro ou abaixo da média em janeiro de 2023, poderão impactar negativamente o armazenamento de água no solo, chegando a valores menores que 50% em áreas leste da região, o que poderá restringir as lavouras que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis.
Em áreas do norte da região, há previsão de aumento das chuvas e consequente elevação da umidade do solo a partir de fevereiro.