O comprador estatal de grãos do Egito adquiriu cerca de meio milhão de toneladas métricas de trigo russo em um acordo privado, informaram quatro comerciantes à Reuters. Essa aquisição permitiu ao Egito obter preços mais vantajosos em comparação com as ofertas tradicionais feitas em licitações públicas.
Como um dos maiores importadores de trigo do mundo, o Egito vem adotando uma mudança estratégica em seu processo de aquisição, optando por negociações diretas em vez de participar de licitações, principalmente após a interrupção de suas compras de trigo devido à guerra na Ucrânia no ano passado.
A Autoridade Geral de Abastecimento de Commodities (GASC) concretizou a transação, adquirindo aproximadamente 480 mil toneladas métricas de trigo russo da trading Solaris, a um preço de cerca de 270 dólares por tonelada em uma base de custo e frete (C&F), segundo informações fornecidas pelos comerciantes. Vale ressaltar que a GASC não estava imediatamente disponível para comentários sobre essa aquisição.
Os comerciantes revelaram à Reuters que o preço negociado pode estar abaixo de um limite não oficial estabelecido pelo governo russo, que busca controlar os preços internos. Outros fornecedores russos de trigo apresentaram ofertas na sexta-feira com um preço FOB de 265 dólares por tonelada métrica, acreditando estar acima desse piso de preço estabelecido, e um preço C&F que ultrapassou os 270 dólares por tonelada.
Embora o piso de preço não seja legalmente vinculativo, os fornecedores tendem a seguir as orientações do Ministério da Agricultura da Rússia em seus negócios. Essa mudança na estratégia de compra do Egito reflete uma dinâmica em evolução no comércio global de grãos e seu impacto nos preços e fornecedores internacionais.
Fonte: Notícias Agrícolas