A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, declarou que a taxa de juros atualmente em níveis recordes pode contribuir para reduzir a inflação para a meta de 2%. Ela reiterou a orientação do BCE de que não faz promessas definitivas quanto a novos aumentos ou cortes na taxa, que está atualmente em 4%.
Na semana passada, houve diferentes interpretações das autoridades de política monetária em relação ao próximo movimento, com alguns argumentando que a próxima ação provavelmente será uma redução da taxa, enquanto outros acreditam que a probabilidade de um aumento não está descartada e pode chegar a cerca de 50%.
Lagarde afirmou que o BCE considera que as atuais taxas de política monetária, se mantidas por um período suficientemente longo, contribuirão substancialmente para o retorno da inflação à meta estabelecida.
No entanto, ela observou que houve uma leve desaceleração no mercado de trabalho, embora este tenha sido geralmente resiliente. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sobre os preços, uma vez que o rápido crescimento dos salários nominais estava contribuindo para a pressão inflacionária.
Fonte: noticias agrícolas