As pesquisas realizadas pela Embrapa Rondônia sobre o cultivo de café sustentável na Amazônia foram apresentadas na Alemanha em dois eventos: no Instituto Julius Kühn e na Universidade de Ostfalia, na cidade de Braunschweig, nos dias 18 e 19 de setembro, e no 13º Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia (BRAGFOST), realizado em Bremen, Alemanha, de 21 a 24 de setembro de 2023.
Durante a visita, o pesquisador Alexsandro Teixeira destacou os avanços obtidos nos últimos anos, incluindo o uso de novas cultivares clonais e técnicas de cultivo pelos cafeicultores. Os resultados enfatizaram a importância da colaboração entre produtores, instituições e associações para o sucesso da cafeicultura na região. Além disso, as melhorias nas técnicas de colheita e pós-colheita visando a produção de cafés de alta qualidade consolidaram a marca “Robustas Amazônicos” no cenário nacional e internacional.
Foi apresentado o programa REDE CAFÉ, uma parceria entre a Embrapa Rondônia e o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Esse programa tem como objetivo instalar e conduzir uma rede de avaliação de clones de café no estado de Rondônia, visando caracterizar os clones mais plantados e facilitar o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pelos detentores dos clones. A SEAGRI e a EMATER-RO também estão envolvidas na execução e acompanhamento das atividades.
O Simpósio abordou o tema “Mudanças climáticas e os desafios para um desenvolvimento sustentável” e reuniu pesquisadores brasileiros e alemães para discutir soluções para um mundo mais sustentável. Durante o evento, houve uma degustação chamada “Coffee Experience,” na qual os participantes puderam experimentar diferentes tipos de cafés Robustas especiais cultivados em Rondônia.
Fonte: Embrapa