A pesquisa “Consumo nos Lares Brasileiros”, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou um aumento de 2,58% no consumo de janeiro a agosto de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em agosto, o consumo permaneceu estável, com um aumento de 0,80% em relação ao ano passado.
O resultado abrange vários formatos de lojas, incluindo atacarejos, supermercados convencionais, lojas de vizinhança, hipermercados, minimercados e e-commerce. Todos os dados são ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, atribuiu o aumento no consumo a quedas consecutivas nos preços dos alimentos, o que permitiu aos consumidores adicionar mais itens à cesta de compras. Ele também mencionou que a estabilidade de renda contribuiu para essa tendência.
No entanto, a pesquisa indicou uma queda no valor da cesta de 35 produtos de consumo essencial, com uma redução de -1,71% em agosto em comparação com julho. Isso ocorreu principalmente devido a quedas nos preços de proteínas animais, como carne bovina e frango, além de outros produtos básicos, como feijão, óleo de soja e leite longa vida.
Apesar da queda nos preços de alguns itens, o aumento no consumo geral durante os primeiros oito meses do ano é um indicativo positivo para o setor supermercadista no Brasil.
Fonte: Agência Brasil