As vendas de óleo diesel por distribuidoras no Brasil tiveram um aumento significativo de 7% em agosto de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Isso resultou em um recorde mensal de mais de 6 bilhões de litros de diesel vendidos, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse aumento nas vendas foi impulsionado pela forte demanda das atividades agrícolas no país, que experimentaram grandes safras de soja, milho e cana-de-açúcar.
O consumo de diesel no Brasil está diretamente relacionado às atividades agrícolas, pois o combustível é essencial para máquinas, equipamentos e transporte de produtos para portos e mercados. No acumulado do ano até agosto, as vendas de diesel aumentaram 3,1%, totalizando cerca de 43,136 bilhões de litros, também um recorde para esse período. Espera-se que o consumo de diesel continue forte durante o terceiro trimestre do ano.
O analista de Inteligência de Mercado para Petróleo da StoneX, Bruno Cordeiro, acredita que o Brasil provavelmente quebrará o recorde de vendas de diesel deste ano em relação a 2022.
Em relação ao etanol hidratado, as vendas por distribuidoras tiveram um aumento de mais de 13% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Isso representa a primeira alta anual desde janeiro, devido à crescente competitividade do etanol em relação à gasolina nos postos de abastecimento. As distribuidoras venderam 1,399 bilhão de litros de etanol hidratado em agosto de 2023, em comparação com 1,233 bilhão de litros no mesmo mês de 2022.
A paridade entre gasolina e etanol hidratado no Estado de São Paulo está próxima a 62%, tornando o etanol uma escolha mais atrativa para os consumidores. Nos primeiros oito meses do ano, no entanto, as vendas de etanol apresentaram um declínio de 6%, totalizando 9,5 bilhões de litros.
As vendas de gasolina também aumentaram, somando 3,893 bilhões de litros em agosto de 2023, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano, as vendas de gasolina tiveram um aumento de 13,5%, totalizando 30,826 bilhões de litros.
Fonte: noticias agrícolas