O Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, destaca a importância dessa cultura em todo o mundo. Além dos desafios enfrentados pela cafeicultura, como as mudanças climáticas e o reconhecimento dos produtores, a Organização Internacional do Café (OIC) lançou uma campanha com o objetivo de tornar a cadeia de abastecimento de café mais segura para os profissionais do campo.
O café é cultivado em mais de 50 países na América Latina, África e Ásia, e entre 20 e 25 milhões de famílias dependem da cafeicultura para sua renda. Vale ressaltar que as mulheres desempenham um papel significativo na cadeia do café, representando 70% da força de trabalho do setor.
A campanha da OIC enfatiza a importância de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores rurais em todas as etapas da cadeia de produção de café.
A ação coletiva da OIC começa nas mídias sociais com a hashtag #CoffeePeople, com o objetivo de envolver todos os aspectos da cadeia, desde a produção até a xícara de café. Além disso, destaca a necessidade de cooperação entre governos, organizações internacionais, cafeicultores e o setor privado para melhorar as condições de trabalho na cafeicultura.
Essa iniciativa visa criar uma aliança global para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os profissionais envolvidos na produção de café.
Fonte: notícias agrícolas