chuva

Atenção agricultores! Inmet prevê outubro turbulento com chuvas fora de controle nas regiões produtoras do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas abaixo da média histórica para as regiões Norte e Nordeste em outubro, com volumes inferiores a 70 milímetros. No entanto, na faixa oeste e em áreas do sul da Região Norte, a chuva deve ficar próxima e ligeiramente acima da média histórica, com previsão de acumulados abaixo …

Chuvas no mês de outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas abaixo da média histórica para as regiões Norte e Nordeste em outubro, com volumes inferiores a 70 milímetros. No entanto, na faixa oeste e em áreas do sul da Região Norte, a chuva deve ficar próxima e ligeiramente acima da média histórica, com previsão de acumulados abaixo de 140 mm.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica o retorno gradual da chuva, principalmente em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com volumes inferiores a 160 mm. Nas demais áreas, a tendência é de chuva abaixo da média, principalmente no centro-norte de Minas Gerais, com acumulados inferiores a 100 mm.

Na Região Sul, há previsão de chuva acima da média, principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul, parte central de Santa Catarina e extremo sul do Paraná, onde os volumes previstos podem superar 250 mm.

Essas previsões climáticas podem afetar a agricultura em diferentes regiões do Brasil, impactando o plantio e o desenvolvimento das safras de grãos. Em áreas com falta de chuva, pode haver atrasos na semeadura e no desenvolvimento dos cultivos, enquanto em áreas com excesso de chuva, podem ocorrer problemas na colheita e no combate a doenças fúngicas. Além disso, as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, o que também pode influenciar as condições de cultivo.

Fonte: Inmet