O Sistema CNA/Senar recebeu, na quinta (26/01), o embaixador do Quênia no Brasil, Lemarron Kaanto, o segundo-secretário, Robert Lanyasunya, e a adida comercial da embaixada, Beatrice Kinyua.
Eles se reuniram com a assessora técnica de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, e o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa, para conhecer o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e discutir uma possível cooperação técnica entre os países em inovação, tecnologia e assistência técnica.
Segundo o embaixador, o setor agropecuário é um dos mais importantes para o Quênia, que produz chá preto em larga escala. Ele explicou ainda que a intenção da Embaixada é promover um intercâmbio, trazendo um grupo de produtores para conhecer in loco as iniciativas do Senar e visitar propriedades rurais.
O embaixador demonstrou também interesse nos programas do Senar voltados à aplicação das tecnologias de baixa emissão de carbono, como ABC Cerrado e FIP Paisagens Rurais. De acordo com ele, o Quênia planeja ampliar a produção agrícola com preservação ambiental.
Para Rafael Costa, o encontro foi uma oportunidade de mostrar a atuação inovadora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que contribui com a geração de renda do produtor rural brasileiro, aumento da produção de alimentos e preservação do meio ambiente.
“No Quênia também existem produtores que precisam de apoio técnico para adotar tecnologias e serem mais produtivos. Acreditamos que a experiência do Senar mostra que é possível fazer a gestão ao mesmo tempo em que se produz”.