MPA

Lideranças do MPA têm suas demandas atendidas e alcançam acordo inédito com a Seagri

No dia 9 de outubro, líderes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam a sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) em Salvador, Bahia. Cerca de 600 pessoas participaram da ocupação, e buscavam a regularização de lotes familiares no perímetro irrigado de Ponto Novo, Bahia.O titular da Seagri, Wallison …

No dia 9 de outubro, líderes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam a sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) em Salvador, Bahia. Cerca de 600 pessoas participaram da ocupação, e buscavam a regularização de lotes familiares no perímetro irrigado de Ponto Novo, Bahia.O titular da Seagri, Wallison Tum, e Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), receberam as lideranças do MPA durante uma reunião que durou das 11h da manhã às 2h da tarde.

Durante o encontro, ficou acordado que as entidades iniciariam uma avaliação e um estudo sobre a possibilidade de incluir novas famílias no projeto, mas não foi definida uma data para o início desse trabalho.Além disso, foi solicitado que os assentados deixassem a sede da Seagri e permanecessem no estacionamento do órgão público.

De acordo com Leomarcio Araújo da Silva, coordenador estadual do MPA, os integrantes devem permanecer nas proximidades da Seagri até que outras demandas do grupo sejam atendidas por outras secretarias do governo da Bahia. Eles afirmam que existem outras pautas relacionadas às comunidades rurais que estão sendo discutidas com o governo estadual.Os militantes do MPA que participaram da ocupação vieram de 65 municípios das regiões norte, sul, extremo sul, recôncavo e Chapada Diamantina da Bahia.

Fonte: canal rural