Medicinal

O uso da cannabis como remédio medicinal está sendo discutido no congresso

O uso de cannabis medicinal para o tratamento da dor em pacientes com doenças reumáticas tem sido discutido por especialistas no Congresso Brasileiro de Reumatologia, realizado em Goiânia. A médica reumatologista Selma da Costa Silva Merenlender explicou que a cannabis medicinal contém o canabidiol (CBD), um componente não psicoativo da planta, e o tratamento tem …

O uso de cannabis medicinal para o tratamento da dor em pacientes com doenças reumáticas tem sido discutido por especialistas no Congresso Brasileiro de Reumatologia, realizado em Goiânia. A médica reumatologista Selma da Costa Silva Merenlender explicou que a cannabis medicinal contém o canabidiol (CBD), um componente não psicoativo da planta, e o tratamento tem sido sugerido para várias condições, incluindo epilepsia refratária, fibromialgia, artrite reumatoide e outras síndromes dolorosas crônicas.Apesar de relatos de melhora na qualidade de vida de pacientes que utilizam cannabis medicinal, há poucos estudos científicos sobre os resultados e os riscos envolvidos. A médica Alessandra de Sousa Braz, professora de reumatologia da Universidade Federal da Paraíba, enfatizou a necessidade de mais estudos, especialmente sobre o tratamento da dor e os efeitos colaterais da cannabis medicinal.

No Brasil, o uso de cannabis medicinal requer prescrição médica e existem restrições para o seu fornecimento. O custo elevado da substância, em parte devido à proibição do cultivo da cannabis no país, limita o acesso a essa forma de tratamento. Há esforços para regulamentar e tornar mais acessível o uso de cannabis medicinal no Brasil, incluindo projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: agência Brasil