Destruição

Crise humanitária no Amazonas

Os incêndios no estado do Amazonas apresentaram 1.664 focos de fogo ativos até a última quinta-feira. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está enviando reforço de 149 brigadistas para combater esses focos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a situação de emergência climática no Brasil, enfatizando que …

Os incêndios no estado do Amazonas apresentaram 1.664 focos de fogo ativos até a última quinta-feira. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está enviando reforço de 149 brigadistas para combater esses focos.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a situação de emergência climática no Brasil, enfatizando que mudanças climáticas, influência do fenômeno El Niño e desmatamento acumulado contribuíram para a seca e incêndios no Amazonas. Os municípios de Autazes e Careiro estão entre os mais afetados, com múltiplos focos de fogo. A qualidade do ar na região metropolitana de Manaus se tornou um problema de saúde pública devido à poluição causada pelos incêndios. O governo está enviando recursos para combater a crise humanitária na região.

Até o momento, 55 municípios declararam situação de emergência, e outros 5 estão em alerta para entrar em emergência em breve.

Fonte: agência Brasil