A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta sexta (19/07), a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Quilombola no município de Paulistana. Moradores das comunidades Angical de Baixo, Barro Vermelho, Chupeiro, Contente, Sombrio e São Martins, que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, foram contempladas com a destinação de mais de 10 toneladas de alimentos produzidos nos quilombos do município.
O programa é uma modalidade do PAA, do Ministério de Assistência, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal, que é executado no Piauí por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). O programa compra produtos da agricultura de comunidades quilombolas e distribui para entidades em situação de vulnerabilidade socioassistencial. Inicialmente, o aporte destinado para a compra dos produtos de quilombolas é de R$1 milhão.
O território da Chapada do Vale do Rio Itaim foi escolhido para a entrega inaugural do programa em razão da quantidade de comunidades quilombolas reconhecidas no estado. Para o diretor de Articulação com Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças, o Programa de Aquisição de Alimentos voltado a quilombolas representa o resultado das políticas públicas de apoio às comunidades.
“Paulistana é o município que teve o maior número de contemplados do programa, mostrando a força dos seis quilombos, no território com a maior quantidade de comunidades quilombolas. Hoje nós tivemos uma resposta positiva aos investimentos na região, com uma gama de produtos de qualidade dos quilombos”, frisa.
Os 50 kg de batata produzidos por Edivaldo Silva, agricultor que reside na comunidade Barro Vermelho, ampliam a diversidade de alimentos que chega às mesas dos beneficiários do programa. O produtor destaca que a chegada do PAA Quilombola incentiva outros agricultores nos quilombos.
“Eu já produzia antes, mas agora é que eu vou produzir mais. A gente tem esse PAA Quilombola, onde a gente não valoriza só o dinheiro, como valoriza as famílias do quilombo que vão receber na mesa o que eles mais precisam”, aponta Edivaldo.
Estiveram presentes o diretor de Articulação com Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças; o agente territorial de desenvolvimento da SAF na Chapada do Vale do Rio Itaim, Sérgio Nascimento; e o coordenador técnico Aderaldo Aquino.
As próximas entregas acontecerão em São José do Piauí, neste sábado (20/07), e em Valença do Piauí no domingo (21/02).