Rattan Lal

4ª edição do Fórum do Agronegócio no Paraná

Mesmo com a recente história de sucesso do Brasil, Lal aponta que há problemas que não podem ser ignorados, entre eles a degradação do solo, o uso excessivo de água, a poluição.

As palavras de Rattan Lal, um renomado cientista e laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e o Prêmio Mundial da Alimentação em 2020, ressaltam a notável transformação da agricultura brasileira ao longo das décadas. Ele começou sua conferência na abertura da 4ª edição do Fórum do Agronegócio em Londrina, destacando o sucesso da agricultura brasileira como uma história que merece reconhecimento mundial.

“Esse é um dos desenvolvimentos mais importantes da história mundial moderna”, acrescentou Rattan Lal.

É inegável que o Brasil passou por uma notável evolução no agronegócio, saindo de um país importador de alimentos na década de 1960 para se tornar o maior exportador de alimentos do mundo nos últimos anos. Esse feito é considerado um dos desenvolvimentos mais significativos na história moderna global. O crescimento e a eficiência do setor agrícola brasileiro desempenharam um papel crucial na alimentação de uma população crescente no Brasil e no fornecimento de produtos agrícolas para mercados internacionais.

O evento em Londrina, com a participação de cerca de 20 líderes e autoridades do setor, focou no protagonismo do Brasil na produção sustentável de alimentos em todo o mundo, abordando a temática “Produzir e Conservar”. A discussão sobre a produção de alimentos de forma sustentável é de extrema importância, considerando os desafios ambientais globais e a necessidade de equilibrar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais.

Essa conferência destaca a posição do Brasil como uma potência no agronegócio e a importância de abordagens sustentáveis para garantir a segurança alimentar global no futuro.

Fonte: Jornal União