pragas

Agrodefesa revela novos municípios goianos infectados pela Pinta Preta dos Citros

Normativa nº 8/2023, que atualiza a lista de municípios com ocorrência da Pinta Preta dos Citros no estado.

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou a Instrução Normativa nº 8/2023, que atualiza a lista de municípios com ocorrência da Pinta Preta dos Citros no estado. Com essa atualização, a cidade de Indiara passa a fazer parte da lista, totalizando 35 municípios com registro da doença nas principais regiões citrícolas de Goiás.

A Pinta Preta dos Citros é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa) e afeta diversas variedades de laranjas doces, limões e tangerinas, exceto a lima ácida Tahiti. A doença se manifesta por meio de lesões na casca dos frutos e nas folhas, levando à queda dos frutos e reduzindo a produtividade das plantas.

A Agrodefesa alerta os citricultores para que estejam atentos ao cumprimento das medidas fitossanitárias estabelecidas para a prevenção e controle da Pinta Preta dos Citros, visando evitar a disseminação da doença e minimizar os danos econômicos à citricultura no estado de Goiás.

Municípios goianos::
Pirenópolis, Anápolis, Hidrolândia, Piracanjuba, Morrinhos, Catalão, Inhumas, Bonfinópolis, Rio Verde, Bela Vista de Goiás, Goianápolis, Serranópolis, Aporé, Palmeiras de Goiás, Cromínia, Trindade, Itaberaí, Nerópolis, Campestre, Campo Limpo de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Caldazinha, Jataí, Itajá, Terezópolis de Goiás, Caturaí, Abadiânia, Caldas Novas, Flores de Goiás, Inaciolândia, Itauçu, Marzagão, Pontalina e Indiara.

Fonte: noticias agrícolas