Ucrânia

Após declaração apreensiva da ONU, futuro do acordo de grãos do Mar Negro está em jogo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, expressou preocupação com a dificuldade de retomar um acordo histórico que permitiu a exportação segura de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro, após a Rússia abandoná-lo em julho. O acordo visava garantir a livre navegação entre Rússia e Ucrânia, mas a escalada das tensões na …

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, expressou preocupação com a dificuldade de retomar um acordo histórico que permitiu a exportação segura de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro, após a Rússia abandoná-lo em julho. O acordo visava garantir a livre navegação entre Rússia e Ucrânia, mas a escalada das tensões na região torna essa retomada improvável. As Nações Unidas atribuem a invasão russa na Ucrânia ao agravamento de uma crise alimentar global, já que ambos os países são grandes exportadores de grãos. As exportações russas de alimentos e fertilizantes foram prejudicadas por sanções e restrições logísticas, levando a Rússia a abandonar o acordo. A Ucrânia estabeleceu um corredor de exportação alternativo, mas o impasse continua a afetar o comércio de grãos na região.

Fonte: Reuters

Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News. Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp