Cebola

Cebola atinge boas colheitas no nordeste

Na semana de 18 a 22 de dezembro, as chuvas que chegaram junto ao início do verão nas praças nordestinas de Baraúna (RN) e Irecê (BA) limitaram a colheita e a comercialização de cebolas. Em Baraúna, as chuvas atingiram quase todas as lavouras, resultando em uma redução na oferta da hortaliça. Mesmo com a boa …

Na semana de 18 a 22 de dezembro, as chuvas que chegaram junto ao início do verão nas praças nordestinas de Baraúna (RN) e Irecê (BA) limitaram a colheita e a comercialização de cebolas. Em Baraúna, as chuvas atingiram quase todas as lavouras, resultando em uma redução na oferta da hortaliça. Mesmo com a boa qualidade dos bulbos, a procura se manteve, e os preços subiram. A cebola amarela híbrida foi comercializada a R$ 77,50 por saco de 20 kg, registrando um aumento de 10,70% em relação à semana anterior.

Em Irecê, as chuvas interromperam os trabalhos nas roças de cebola devido ao tempo úmido. No entanto, as cebolas disponíveis no mercado foram colhidas anteriormente. Com a oferta limitada e a demanda persistente, os preços aumentaram significativamente. A cebola amarela híbrida foi vendida a R$ 80,00 por saco de 20 kg, representando um aumento de 29,70% em comparação com a semana passada. Apesar do impacto nas atividades imediatas, as chuvas são vistas positivamente, já que as praças estavam em alerta devido aos níveis não tão elevados dos reservatórios de água que atendem as lavouras, favorecendo a continuidade das atividades da safra no Nordeste.

Fonte: Cepea/Hortifruti