Os investimentos do Plano Safra e as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que incentivam a agricultura familiar, e o fortalecimento de parcerias, foram discutidos na sede da FETAG-PI pela Diretoria e representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na manhã desta quarta-feira (13/09).
Foram recebidos Jaelson Torres Nunes, Gerente de Negócios de Superintendência e Horácio Alcântara, Gerente do Agroamigo, que trataram sobre investimento do Plano Safra e as linhas de crédito do Pronaf e seus subprogramas; Pronaf A, B, Pronaf Mais Alimento, Pronaf Mulher, Pronaf Jovem.
O presidente da FETAG-PI, Antônio José salientou que esse tipo de diálogo, além de esclarecer ações tem como intuito de melhorias no atendimento aos nossos agricultores (ras). “É esse o nosso compromisso incentivar os agricultores (ras) a buscarem as linhas. Agora temos os quintais produtivos, queremos começar a selecionar quantos jovens poderão acessar o Pronaf Jovem, quantas mulheres, então mostrar para os agricultores qual é a proposta que possam se habilitar”, relatou.
“O objetivo da reunião é fortalecer nossa parceria, prestar contas do que está sendo feito, buscar o que pode ser melhorado no atendimento do jovem, da mulher, do homem do campo para que possamos fazer desse Plano Safra o maior da história porque já tem o maior volume de recursos”, reforçou Horácio Alcântara.
O secretário de Política Agrícola da FETAG-PI, Liborio Moura, agradeceu a parceria ressaltando que o Banco do Nordeste é o maior parceiro da Federação e dos sindicatos. “O BNB está bem mais presente com o agricultor, atua de forma simples e mantém um diálogo de integração melhor que outros bancos”.
O Gerente do Agroamigo também destacou que outras linhas de crédito estão disponíveis aos produtores rurais no Piauí. “Temos as linhas de crédito do Pronaf tradicional mas temos linhas bem específicas como a possibilidade de melhoramento dos recursos hídricos no semiárido, possibilidade de energias renováveis com linhas de energia solar e a possibilidade de investimentos de estrutura de conectividade com interne pensando a melhoria da comercialização no campo. É uma gama que atendemos de uma ponta a outra em atividades para o homem do campo”, frisou.
O Plano SAFRA 2023/2024 foi lançado pelo presidente Lula no último mês e já estão disponíveis o maior volume de recursos da história do Plano. “O Plano Safra com o Pronaf tem no mínimo R$ 828 milhões, mas se a demanda for maior o volume poderá chagar a 1 bilhão”, finalizou Horácio Alcântara.
Também participaram da reunião, o Vice-presidente, Evandro Moura, o secretário geral Diassis Aguiar, Secretária de políticas sociais, Maria Barros, Secretário de política Agrária, Sebastião Rodrigues e equipe de assessoria.