O governo da Ucrânia, em colaboração com a Polônia e a Lituânia, estabeleceu um plano para acelerar as exportações ucranianas de grãos. O acordo envolve a mudança das inspeções de grãos da fronteira Ucrânia-Polônia para o porto lituano de Klaipeda, no Mar Báltico, com o objetivo de facilitar o trânsito de cargas da Ucrânia pelo território polonês.
Esse plano visa não apenas a agilidade nas exportações, mas também aliviar as tensões entre a Ucrânia e a Polônia em relação aos preços dos grãos. Isso ocorre em um momento de desgaste do apoio internacional à reação ucraniana à invasão russa.
As exportações agrícolas têm sido uma questão complexa para a Ucrânia desde o início da guerra, com o país dependendo principalmente de rotas terrestres mais caras, após a Rússia ter saído do acordo para o corredor de grãos do Mar Negro. Isso afetou os mercados locais de países vizinhos, prejudicando os produtores locais com a entrada de produtos ucranianos, que derrubaram os preços e ameaçaram suas rendas.
O envio direto dos produtos para o porto da Lituânia deve ajudar a resolver parte desse problema, melhorando o fluxo de exportações de grãos da Ucrânia.
Fonte: canal rural