alimentos

Novas informações nos rótulos alimentares

As novas regras para rótulos de alimentos no Brasil entraram em vigor a partir desta segunda-feira (9/10) para produtos lançados há um ano. Estas mudanças incluem alertas na parte frontal das embalagens sobre certos nutrientes, como açúcar adicionado, gorduras saturadas e sódio. O objetivo das normas é melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos …

As novas regras para rótulos de alimentos no Brasil entraram em vigor a partir desta segunda-feira (9/10) para produtos lançados há um ano. Estas mudanças incluem alertas na parte frontal das embalagens sobre certos nutrientes, como açúcar adicionado, gorduras saturadas e sódio.

O objetivo das normas é melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos, ajudando os consumidores a fazer escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às suas necessidades individuais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implementou essas alterações após identificar que a forma de apresentação das informações nutricionais nos rótulos era difícil de entender para os consumidores.As embalagens agora devem conter informações simplificadas sobre os nutrientes com relevância para a saúde, como o teor de açúcar adicionado, gorduras saturadas e sódio.

Além disso, um símbolo de lupa obrigatório deverá ser aplicado na frente da embalagem, na parte superior do produto, para facilitar a identificação pelos consumidores.Os fabricantes também poderão incluir alegações nutricionais, mas essas informações não poderão ser colocadas na parte superior caso o alimento tenha rotulagem nutricional frontal.

Fonte: agência Brasil