Produção de pepino

Pepino se destaca na agricultura do Rio grande do Sul

A produção de pepino no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, tem se destacado como uma cultura de ótimo retorno financeiro, atraindo agricultores para investirem no cultivo. Nesta safra, 22 famílias investiram no cultivo de pepino para conserva, totalizando 4,8 hectares cultivados e uma produção de 120 toneladas, comercializada para agroindústrias locais. …

A produção de pepino no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, tem se destacado como uma cultura de ótimo retorno financeiro, atraindo agricultores para investirem no cultivo. Nesta safra, 22 famílias investiram no cultivo de pepino para conserva, totalizando 4,8 hectares cultivados e uma produção de 120 toneladas, comercializada para agroindústrias locais.

A cultura do pepino é atrativa devido ao seu ciclo curto, permitindo dois plantios por ano. O plantio da safra ocorre em agosto, com produção nos meses de outubro e novembro. O segundo plantio, conhecido como safrinha, ocorre em janeiro, com colheita de março a maio. Essa característica possibilita que os agricultores tenham maior flexibilidade em relação às férias no final do ano.

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, oferece orientação técnica para os produtores, abordando temas como época de plantio, manejo do solo, adubação e controle de doenças e pragas. Além disso, destacam a importância do cultivo protegido, que pode melhorar a qualidade do produto, aumentar a produtividade e proteger as plantas das intempéries climáticas.

Os agricultores destacam os benefícios econômicos proporcionados pelo cultivo de pepino, contribuindo para o sustento das famílias e sendo uma alternativa rentável para as pequenas propriedades rurais.

Fonte: Emater/RS-Ascar