Agricultura

Safra recorde! Produção mundial de grãos atinge 2,3 bilhões de toneladas

Projeção para o consumo global aumentou para 2,328 bilhões de toneladas O Conselho Internacional de Grãos (IGC) manteve sua estimativa para a produção global de grãos e cereais em 2024/25, em 2,315 bilhões de toneladas. Em relatório, o conselho afirmou que a seca reduziu ligeiramente as perspectivas de colheita de trigo na Austrália e na Argentina antes do principal período de …

Projeção para o consumo global aumentou para 2,328 bilhões de toneladas

Seca reduziu ligeiramente as perspectivas de colheita de trigo na Austrália e na Argentina; estimativas para a União Europeia e a Rússia também caíram — Foto: Wenderson Araujo/CNA

O Conselho Internacional de Grãos (IGC) manteve sua estimativa para a produção global de grãos e cereais em 2024/25, em 2,315 bilhões de toneladas.

Em relatório, o conselho afirmou que a seca reduziu ligeiramente as perspectivas de colheita de trigo na Austrália e na Argentina antes do principal período de colheita de inverno. As estimativas para a União Europeia e a Rússia também foram reduzidas. Por outro lado, aumentos compensatórios em outros lugares, incluindo o Cazaquistão (trigo) e a Turquia (cevada), fez o número ficar inalterado.

A projeção para o consumo global aumentou em 3 milhões de toneladas, quase que exclusivamente devido à demanda por ração, para 2,328 bilhões de toneladas.

Um ajuste nos estoques inicias de vários países fez o IGC elevar em 3 milhões de toneladas sua estimativa para os estoques finais em 2024/25, para 584 milhões de toneladas. A perspectiva para o comércio global foi reduzida em 2 milhões de toneladas, para 419 milhões.

Em termos de cultura, o IGC elevou em 3 milhões de toneladas sua estimativa para a colheita mundial de soja, para 421 milhões, um crescimento de 6,6% em relação ao ciclo anterior. E fez o mesmo com o arroz, para 531 milhões de toneladas, alta de 1,5%.

A previsão para o milho foi mantida em 1,22 bilhão de toneladas e a de trigo, em 798 milhões de toneladas.