Grãos

Sojicultores brasileiros garantem 17º ano consecutivo de renda positiva em 2023

A análise da DATAGRO Grãos destaca que o desempenho econômico dos sojicultores brasileiros em 2023 foi mais limitado em comparação aos anos anteriores. No entanto, a renda foi positiva na maioria dos casos, resultando em um aumento de quase 2% na área cultivada com soja na safra 2023/24. Os indicadores de lucratividade bruta e rentabilidade …

Colheita de grãos. Foto: Reprodução/Mapa.

A análise da DATAGRO Grãos destaca que o desempenho econômico dos sojicultores brasileiros em 2023 foi mais limitado em comparação aos anos anteriores. No entanto, a renda foi positiva na maioria dos casos, resultando em um aumento de quase 2% na área cultivada com soja na safra 2023/24. Os indicadores de lucratividade bruta e rentabilidade não acompanharam o desempenho positivo, mas a lucratividade apresentou resultados favoráveis.

O clima favorável contribuiu para produtividades recordes em grande parte da região produtora, anulando o impacto dos elevados custos de produção e da queda nos preços. Apesar de não alcançar os resultados de 2022, 2023 marcou o décimo sétimo ano consecutivo de renda positiva para os produtores de soja no Brasil.

O comportamento dos preços foi negativo ao ganho de renda do setor, ficando abaixo das médias de 2022 em todos os meses. Os melhores momentos para venda ocorreram entre janeiro e março. A lucratividade bruta, embora inferior a 2022, permaneceu positiva, mantendo a tendência positiva observada desde 2007.

Quanto à rentabilidade, ela não foi favorável aos produtores, com uma variação acumulada do ano negativa em termos nominais. As perspectivas para 2024 indicam um cenário mais apertado para a média dos produtores de soja, sendo a produtividade um fator determinante para a renda positiva, especialmente para regiões como o Mato Grosso, que lidera as perdas de produção na temporada.

A análise destaca a complexidade do cenário econômico para os sojicultores, influenciado por diversos fatores, incluindo clima, custos de produção e dinâmica de preços.


Fonte: Noticias Agrícolas.